Wednesday, April 18, 2012

VALDEMAR E OS CATÓLICOS



Num estudo levado a cabo pelo Centro de Estudos de Religiões e Culturas (CERC) da Universidade Católica Portuguesa, o número de católicos desceu ligeiramente, relativamente ao último contar de cabeças, efectuado em 1999. Em contraste, outras religiões como ateus, agnósticos, testemunhas de jeová, protestantes, muçulmanos e benfiquistas apresentaram uma ligeira subida.
Mas a discrepância é realmente, avassaladora.
Digamos que se 100 pessoas entrassem num autocarro público, os católicos iriam todos sentados, as restantes religiões, distribuir-se-iam pelo corredor central (de pé e agarrados aos varões, entenda-se) e o benfiquista iría, claro, a falar com o motorista. O ateu seria aquele que se levantaria para dar o lugar à beata mal disposta, que não tinha conseguido um lugar sentado.
Claro que não nos atrevemos a por em causa a independência do estudo, nem a supremacia numérica de católicos, relativamente às restantes religiões.
Afinal de contas a igreja católica continua a ser a maior multinacional mundial (mesmo maior do que a Coca-cola), com sucursais distribuidas por todo o planeta.

2 comments: