Thursday, March 7, 2013

VALDEMAR E O SALÁRIO MÍNIMO


EDITORIAL

Com o candura que lhe é costumeira, Passos Coelho, durante o debate quinzenal na Assembleia da República, declarou que atendendo à actual situação do país, a solução mais sensata seria baixar o salário mínimo, mas que optou por não o fazer devido ao mesmo ser já muito baixo.
Passos Coelho, demonstrando uma argúcia inesperada, descobriu a principal razão para a crescente taxa de desemprego, para a diminuição do PIB e da estagnação e retrocesso da economia.
Não é a brutal e obscena dependência do Estado e dos avales do Estado, em que muitas firmas vivem.
Não é da falta de estratégia de muitos políticos e gestores, preocupados apenas em navegar à vista de terra, sem rumo, visão ou coragem.
Não é devido aos ruinosos negócios das famigeradas PPP, que asseguram ao Estado o ónus da má gestão e aos privados a carne do lombo.
Não é devido a negócios sórdidos e nebulosos que envolvem submarinos, onde parece que houve corrupção mas não corruptos.
Não é devido aos impostos exorbitantes que sufocam as empresas de pequena e média dimensão, que são as grandes empregadoras.
Não é devido a uma banca completamente irresponsável e sem controle, que depois de ter emprestado dinheiro a tudo o que tivesse pulsação (até ao Valdemar para o transplante do fígado), se recusa a conceder empréstimos a empresas desesperadas por crédito, quando foi o Estado que lhes facilitou esse dinheiro.
Segundo Passos Coelho, afinal a culpa é dos trabalhadores que ousam exigir 485,00€ a quem lhe paga.
Bom.. a verdade é que a culpa é mesmo deles. Não pelo que ganham... mas sim porque votam...
Porque são eles que, indignados com a incompetência política e técnica deste governo, com os seus avanços e recuos, com os seus desnortes e polémicas, se vão lançar nos braços de António José Seguro, outro político forjado nos fornos das juventudes partidárias, que em nada vai ser melhor ou diferente do actual primeiro-ministro. E pelo caminho esquecem que vão eleger o mesmo partido que há menos de 2 anos ajudou a cavar este buraco sem fundo, pelas mãos de um aventureiro sem escrúpulos nem competência.
Dizia-me o Valdemar há dias que a actual bitola para se ser primeiro-ministro é baixa, ao nível da linha da cintura dele. E eu, olhando para a cintura do Valdemar que quase lhe chega aos joelhos, tenho de concordar.... 

1 comment: